Schréder - Economia Circular

A sustentabilidade sempre foi um dos quatro valores fundamentais de Schréder. Construímos a nossa reputação ao mesmo tempo que minimizamos a nossa pegada ecológica e a dos nossos clientes.

Sustentabilidade, o foco é na economia circular Minimizar o desperdício e manter o desempenho

Schréder hoje

A sustentabilidade sempre foi um dos quatro valores fundamentais da Schréder. Construímos a nossa reputação ao mesmo tempo que minimizamos a nossa pegada ecológica e a dos nossos clientes.

O que é que a Schréder já faz pelo planeta?

Produtos de longa duração Ao longo de nossa história, os nossos produtos foram sempre projetados para durar ao longo do tempo. Água, poeira, impactos, vibrações, calor, vento, ... tudo é medido e testado para garantir que as nossas luminárias resistem às condições climáticas e ambientais mais adversas com a maior vida útil possível.

Tecnologia O maior impacto de uma luminária, do ponto de vista ambiental, reside na sua fase de funcionamento e, mais especificamente, na quantidade de energia consumida. A Schréder desenvolve constantemente novas tecnologias para reduzir ao mínimo o consumo de energia (tecnologia LED, óticas otimizadas, soluções de controlo, painéis solares...).

Design do produto Os nossos engenheiros de R&D trabalham constantemente no design de produtos para reduzir o volume de materiais utilizados. As luminárias são mais compactas e a espessura dos corpos foi reduzida, permanecendo robustas. Além disso, estamos empenhados em maximizar a utilização de materiais amigos do ambiente, tais como vidro e fundições de alumínio em segunda mão.

Reciclagem Cada subsidiária da Schréder tem uma parceria local para organizar a recolha, armazenamento, transporte e tratamento de produtos de iluminação de acordo com as leis e regulamentos locais.

Essas parcerias garantem que os componentes da luminária são recuperados para fechar o circuito de material. Além disso, a Schréder pode partilhar o que pode ser reciclado e o que pode ser feito com os elementos eliminados.

3

Parceiros para a reciclagem

El-kretsen

Elretur

RecOlight

ElektroEko

WeCycle

LLC

Interseroh

Recupel

Asekol

Electro-Coord

UFH

Recolamp

Recylum

SLRS

Ecolamp

Amb3E

Ecolum

AGID

Informação Para fornecer a todos os nossos clientes informações claras sobre o impacto ambiental de cada luminária, a Schréder desenvolveu uma ferramenta de análise de ciclo de vida (Instant LCA) em colaboração com uma agência independente (de acordo com os princípios da ISO 14040: 2006). Os resultados estão disponíveis no Perfil Ambiental do Produto (PEP).

Fábricas Todas as nossas fábricas têm a certificação ISO 14001:2015, que reconhece os seus esforços pelo seu sistema de gestão ambiental. Para cada fábrica, foi estabelecido um plano para melhorar a eficiência dos recursos e a gestão de resíduos, que é posto em prática pelo gestor da qualidade.

4

O que vem a seguir? Muitas das soluções de iluminação que instalámos nos anos 70 ainda estão a funcionar. Estamos orgulhosos disso, mas, para o bem-estar do nosso planeta, precisamos de ir um passo mais além. Viver bem dentro dos limites do nosso planeta é um dos nossos objetivos e, para isso, estamos a integrar um novo conceito nas nossas ferramentas dedicadas à sustentabilidade: a circularidade.

O que é circularidade? A circularidade concentra-se principalmente nos aspetos “planeta” e “lucro” da sustentabilidade. Concentra-se na redução da carga ambiental através da valorização do fluxo de todos os materiais. É definida principalmente em oposição à economia linear tradicional: tomar, fazer e dispor. Numa economia circular, os produtos são concebidos e desenvolvidos como parte de uma rede de valor onde serão utilizados durante o maior tempo possível. Depois, dependendo das suas caraterísticas, podem ser reutilizados, renovados, melhorados ou reciclados. A economia circular é tipicamente descrita em termos de quatro circuitos concêntricos. Círculos internos descrevem atividades e processos de alto valor e na movimentação em direção aos círculos externos o valor residual é extraído até que um produto seja reciclado.

extração de matérias primas

fornecimento de componentes

reciclagem

produção

recolha de componentes

atualização

1. Serviços Atividades destinadas a prolongar a vida técnica e económica dos produtos. 2. Renovação Actividades destinadas a prolongar a vida técnica e económica dos produtos. 3. Recolha de componentes Recuperar componentes valiosos de produtos para vendê-los/usá-los em outros produtos. 4. Reciclagem Reciclar materiais para trazê-los de volta à economia.

distribuição

serviço

utilizador

incineração & aterro

5

O nosso plano estratégico para a economia circular

Desenvolver produtos com o menor impacto ambiental e ser transparente sobre eles.

Ações Circulares da Schréder

DNA do produto • A Schréder está consciente de que a economia circular deve ser tida em conta desde a fase de conceção da luminária. Atualmente desenvolvemo uma gama de produtos em que a circularidade está totalmente incorporada no ADN das luminárias. Logo na fase de conceção, as evoluções futuras (manutenção, atualizações, etc.) e a reciclagem são tidas em conta com orientações de conceção que facilitam a remoção de componentes e aumentam a normalização das peças e a separabilidade dos materiais. Kit de Retrofit • A tecnologia está a evoluir muito rapidamente. Algumas luminárias instaladas há 10 anos já estão desatualizadas em termos de componentes eletrónicos, mas os seus corpos ainda estão em boas condições. Para resolver este problema, desenvolvemos diferentes soluções de retrofit (fotométricas e eletrónicas) para inserir nas luminárias existentes. Isto permite que as cidades beneficiem da mais recente tecnologia a um custo ambiental reduzido, uma vez que apenas os componentes obsoletos precisam de ser substituídos.

Etiqueta Circle Light • Após uma análise cuidadosa da potencial circularidade das nossas luminárias, decidimos introduzir uma etiqueta de produto, a “Circle light”. Esta etiqueta funciona como um indicador circular para os nossos clientes. Designa claramente os produtos que são otimizados para a economia circular através de 12 critérios objetivos.

App de serviço • Para promover a vida útil mais longa para as nossas luminárias, estamos a desenvolver um programa de etiqueta inteligente. Cada passo do ciclo de vida do produto foi tido em conta para fornecer aos clientes a informação e o apoio certos no momento certo. Graças a esta nova aplicação, a manutenção tornar-se-á muito mais fácil, uma vez que as especificações do produto e uma lista das suas peças de substituição podem ser acedidas em qualquer altura (sem necessidade de um sistema de controlo). Serão recomendadas atualizações para manter a eficiência e o desempenho no máximo e muito mais.

6

www.schreder.com

Copyright © Schréder S.A. 2019 - Schréder Iluminação S.A. - Rua da Fraternidade Operária, 3A - 2794-089 Carnaxide (Portugal) - As indicações, descrições e ilustrações precedentes têm um valor indicativo. Devido a um aperfeiçoamento constante os nossos produtos poderão sofrer modificações sem pré-aviso. Os nossos produtos podem apresentar caracteristicas diferente de acordo com os países a que se destinam, pelo que aconselhamos nos consulte.

Page 1 Page 2 Page 3 Page 4 Page 5 Page 6 Page 7 Page 8

www.schreder.com

Powered by