Schréder - Economia Circular

O que vem a seguir? Muitas das soluções de iluminação que instalámos nos anos 70 ainda estão a funcionar. Estamos orgulhosos disso, mas, para o bem-estar do nosso planeta, precisamos de ir um passo mais além. Viver bem dentro dos limites do nosso planeta é um dos nossos objetivos e, para isso, estamos a integrar um novo conceito nas nossas ferramentas dedicadas à sustentabilidade: a circularidade.

O que é circularidade? A circularidade concentra-se principalmente nos aspetos “planeta” e “lucro” da sustentabilidade. Concentra-se na redução da carga ambiental através da valorização do fluxo de todos os materiais. É definida principalmente em oposição à economia linear tradicional: tomar, fazer e dispor. Numa economia circular, os produtos são concebidos e desenvolvidos como parte de uma rede de valor onde serão utilizados durante o maior tempo possível. Depois, dependendo das suas caraterísticas, podem ser reutilizados, renovados, melhorados ou reciclados. A economia circular é tipicamente descrita em termos de quatro circuitos concêntricos. Círculos internos descrevem atividades e processos de alto valor e na movimentação em direção aos círculos externos o valor residual é extraído até que um produto seja reciclado.

extração de matérias primas

fornecimento de componentes

reciclagem

produção

recolha de componentes

atualização

1. Serviços Atividades destinadas a prolongar a vida técnica e económica dos produtos. 2. Renovação Actividades destinadas a prolongar a vida técnica e económica dos produtos. 3. Recolha de componentes Recuperar componentes valiosos de produtos para vendê-los/usá-los em outros produtos. 4. Reciclagem Reciclar materiais para trazê-los de volta à economia.

distribuição

serviço

utilizador

incineração & aterro

5

Powered by