Schréder - Iluminação de Passadeiras de peões

Avançadas soluções de iluminação dedicadas a passadeiras de peões para maior segurança e reduzir o número de acidentes nestas travessias pedonais

Passadeiras de peões Soluções de iluminação salva-vidas

Índice

12

06

Números & Factos

Normas & standards

08

Alguns conceitos chave

12

Normas & standards

16

16

Layouts tipo

Layouts tipo

20

As nossas soluções

Alguns projetos Schréder

26

28

Soluções de controlo

28

Alguns projetos Schréder

2

Istvàn Laskai Road Business Segment Manager

As fatalidades com peões não são inevitáveis

Olhando para as estatísticas, fiquei horrorizado ao saber quantos peões morrem anualmente nas nossas cidades. Estão, sem dúvida, entre os utentes mais vulneráveis da estrada. A minha primeira pergunta foi como é que isto pode acontecer quando temos a tecnologia para evitar estas tragédias. A Schréder desenvolveu soluções específicas e acessíveis para melhorar a segurança nestes espaços onde os utentes vulneráveis se encontram com os veículos. Porque os acidentes que aí ocorrem têm frequentemente consequências trágicas. nível de perigo. Juntamente com as partes interessadas, partilhamos a responsabilidade de apoiar as cidades na redução das mortes nas estradas, e continuamos a investir para melhorar a segurança para todos. A qualidade da iluminação das passadeiras para peões está diretamente relacionada com o

3

O nosso compromisso Juntos pelo nosso Futuro A Schréder desenvolveu uma estratégia de sustentabilidade coesa, à escala da empresa, denominada “Juntos pelo nosso Futuro”. Este compromisso está estruturado em torno de três eixos que englobam os relevantes Objetivos de

Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A sustentabilidade está incorporada na nossa estratégia, estrutura, processos e cultura. Trabalhar desta forma é o único caminho para benefícios verdadeiramente positivos e duradouros. Promover a mobilidade ativa e a segurança para todos com as melhores soluções de iluminação do mercado é uma forma de criar valor sustentável para as comunidades.

PELAS NOSSAS PESSOAS

Ser responsável pelas nossas pessoas, desenvolvendo o crescimento humano através da diversidade e do respeito pelos direitos humanos

Áreas em foco: › Diversidade de género › Direitos humanos

PELO NOSSO PLANETA

Ser responsável pelo nosso planeta

PELA NOSSA COMUNIDADE

reduzindo o nosso próprio impacto ambiental e o dos nossos clientes

Ser responsável pela nossa comunidade, tendo um impacto resolutamente positivo sobre a sociedade através das nossas soluções Áreas em foco: › Iluminação com um impacto social positivo › Respeito por ecossistemas de fauna e flora

Áreas em foco: › Pegada de carbono da empresa › Eficiência energética das nossas luminárias › Economia circular

4

«Criamos espaços públicos, seguros, confortáveis e sustentáveis, para as pessoas viverem momentos significativos.»

Nicolas Keutgen Chief Innovation Officer – Schréder

5

Números & Factos Segurança continua a ser uma questão chave para as cidades

1

5

em

1

acidentes viários na UE são com peões

3

princípio da manhã e princípio da noite durante a semana PICO DE ACIDENTES

2

dos acidentes viários são em estradas urbanas 73 %

4

5

+4,700 peões morrem anualmente em acidentes viários na UE

1

2

em

acidentes mortais com pessoas com 65 anos ou mais. As crianças e os jovens adultos (0-24) são responsáveis por 16% das mortes de peões.

6

TEMPO

SECO 3/4

As condições de superfície eram secas em 75% das mortes de peões.

Source: European Road Safety Observatory

6

Os 5 maiores desafios nas passadeiras de peões 1 3 4 5 2 Distinguir a passadeira da sua envolvente Tornar os peões visíveis em quaisquer condições Minimizar o encandeamento para condutores e peões

Aumentar a vigilância do condutor

Encorajar os peões a atravessar a estrada em segurança

7

Alguns conceitos chave Algumas coisas a saber sobre passadeiras de peões

Iluminação Vertical/horizontal

Iluminação Horizontal

Iluminação Vertical

A iluminação horizontal permite ao peão ver as marcações da estrada e utilizar corretamente a passadeira de peões. A iluminação vertical ajuda o condutor a ver o peão.

80 lux

40 lux

20 lux

Iluminação Vertical

Iluminação Horizontal

8

Topografia de uma passadeiras de peões

Uma passadeira de peões é uma área limitada mas altamente codificada onde se aplicamnormas e costumes. É importante compreender a topografia destas áreas.

Direção da luz emitida

Zona de espera

Largura da passadeira

Eixo da passadeira

Zona de espera

9

Alguns conceitos chave

Contraste de cor visível

O contraste criado por uma temperatura de cor diferente da da iluminação da estrada circundante é uma forma eficaz de realçar a travessia pedonal e atrair a atenção dos condutores.

10

Peões visíveis para os condutores

Nas áreas urbanas, a atenção do condutor está naturalmente concentrada cerca de 100 metros à frente, num ângulo de cerca de 5°. Por conseguinte, é importante que o peão apareça suficientemente cedo no seu campo de visão. A iluminação vertical do peão deve permitir ao condutor ver o peão e reagir em conformidade. A 50 km/h, um condutor médio precisa de cerca de 43 metros para parar.

60m

90m

11

Normas & standards O que dizem regras ?

As passagens de peões são troços da estrada onde uma boa interação entre peões e condutores é vital. Uma iluminação adequada é essencial para criar as condições mais seguras para todos.

12

Uma iluminação adequada melhora a segurança nas passadeiras de peões, que precisam de ser visíveis em várias condições meteorológicas e em diferentes alturas do dia. Proporciona as melhores condições para os condutores compreenderem a situação do tráfego e reconhecerem a silhueta do peão, e para os peões estarem conscientes do seu ambiente, das próprias travessias e dos veículos que se aproximam. A CIE fornece recomendações e orientações relativas às regras e níveis de iluminação das estradas (incluindo passadeira para peões), bem como procedimentos de cálculo e métodos de medição. Os organismos nacionais de normalização convertem então estas recomendações em normas locais . A nível internacional, não existe uma definição harmonizada para iluminação adequada de passadeiras de peões e como projectá- la. No entanto, os regulamentos existentes recomendam geralmente um elevado nível de contraste. Sublinham que os peões devem ser distinguidos, principalmente pelo nível de

intensidade da luz ou pela cor da luz. As soluções de contraste positivo são adequadas para as passadeiras de peões iluminadas por luminárias dedicadas com distribuição de luz assimétrica. Estas luminárias têm distribuições de luz específicas, adaptadas à localização da luminária no lado direito ou esquerdo da estrada e à direção do trânsito. EM GERAL APLICAM-SE ALGUNS PRINCÍPIOS BÁSICOS: - A iluminação horizontal na passagem pedonal deve ser igual a 3 vezes a iluminação horizontal da faixa de rodagem na berma da passagem (mas deve ser menos de 4 vezes maior); - As zonas de cálculo da iluminação horizontal e vertical devem estender-se por toda a largura da faixa de rodagem e da largura da passagem de peões, incluindo as zonas de espera.

13

O que vem a seguir?

Em direção a uma nova abordagem dedicada

Um grupo de trabalho que inclui a Fundação para o Desenvolvimento da Engenharia Civil, as Universidades de Gdańsk e Varsóvia, e o Instituto de Investigação de Estradas e Pontes, apresentou recentemente orientações para a iluminação de passagens pedonais(1). Este trabalho académico propõe uma forma específica de maximizar a segurança para os peões. Propõem novas classes de iluminação (PC) para soluções dedicadas à iluminação de passadeiras de peões.

O seu objectivo é criar um contraste altamente positivo para as silhuetas de peões observadas do ponto de vista do condutor. Esta abordagem considera os requisitos de iluminação da classe de iluminação da estrada e a luz refletida nos peões. Estas orientações ainda não estão traduzidas em regulamentos e normas , mas poderão estar em breve, uma vez que os organismos de normalização estão actualmente ocupados com a revisão das suas recomendações.

ILUMINAÇÃO VIÁRIA A montante e a jusante da travessia pedonal

ILUMINAÇÃO PASSADEIRAS DE PEÕES

Pontos A, B, C, D, E, F

Planos

Iluminância média vertical

Uniformidade vertical no objeto

Iluminância média horizontal

Uniformidade horizontal no objeto

Iluminância mínima vertical (E vAv )

Iluminância média (L Av )

Iluminância média (E Av )

classe M

PC class

(E vAv ) lx (min)

(U oV )

(E hAv ) lx (min)

(U oh )

cd/m 2 (Min)

lx (min)

lx (min)

Min

Min

M1 M2 M3 M4 M5 M6

2.00 1.50 1.00 0.75 0.50 0.30

50 30 20 15 10 7.5

Baixa necessidade de uma solução específica para a travessia pedonal

PC1 PC2 PC3 PC4 PC5

75 50 35 25

0.35 0.35 0.35 0.35 0.35

75 50 35 25

0.4 0.4 0.4 0.4 0.4

5.0 4.0 4.0 3.0 2.0

15

15

(1) Directrizes para uma organização segura do tráfego pedonal - Directrizes para uma correcta iluminação das passadeiras de peões. Projecto de investigação da Fundação para o Desenvolvimento da Engenharia Civil, Gdańsk Universidade de Tecnologia e Instituto de Investigação de Estradas e Pontes, em parceria com a Universidade de Tecnologia de Varsóvia.

14

C

0,5m

0,5m 0,5m

B

D

Zona de espera

A

E

F

Eixo da passadeira

Zona de espera

10

Zona de espera

9

8

20

7

19

6

18

30

5

17

29

4

16

28

3

15

27

2

14

26

1

13

25

12

24

11

23

22

Eixo da passadeira

21

Zona de espera

15

Layouts tipo

Segurança e conforto visual maximizados

UMA VIA UNIDIRECIONAL

Uma única luminária é capaz de iluminar uma passagem de peões para uma ou duas faixas de rodagem, ou uma estrada larga incluindo uma pista para bicicletas.

16

TRÊS VIAS UNIDIRECIONAIS

Será necessária uma segunda luminária no lado oposto da estrada.

17

Layouts tipo

QUATRO VIAS BIDIRECIONAIS

É necessário um mínimo de 2 luminárias para criar um contraste positivo para o tráfego em ambos os sentidos.

18

19

As nossas soluções

Óticas específicas disponíveis numa larga gama de luminárias

Mais de metade de todas as mortes deve-se a acidentes que ocorrem após o anoitecer, embora o trânsito seja muito menos intenso à noite do que durante o dia.

Com uma iluminação de qualidade, o número de acidentes rodoviários diminui em média cerca de 30%, e até três vezes nas melhores condições. A capacidade do condutor de detetar perigos e evitar acidentes é comprometida no caso de passadeiras de peões mal iluminadas. Uma iluminação adequada melhora significativamente a visibilidade, aumenta o campo de visão do condutor e torna os obstáculos mais visíveis permitindo que sejam detectados mais cedo.

A Schréder tem uma longa história de sucesso na melhoria da segurança das passadeiras de peões. A nossa avançada tecnologia LED, combinada com a nossa ótica de vanguarda concebida especificamente para estas aplicações, fornece as fotometrias perfeitas para ajudar as cidades a reduzir o risco de acidentes envolvendo automobilistas e peões.

20

A Schréder concebeu as ópticas LensoFlex®2 e LensoFlex®4 Zebra para responder ao desafio de tornar as passadeiras de peões mais seguras, mantendo simultaneamente a consistência estética do mobiliário de iluminação na paisagem urbana.

A nossa óptica dedicada proporciona conforto visual tanto a condutores como a peões para os ajudar a partilhar o espaço público de uma forma mais segura. As distribuições fotométricas assimétricas oferecem um elevado nível de iluminação vertical sobre o peão observado a partir da posição do condutor. Ao mesmo tempo, a própria passagem de peões recebe um elevado nível de iluminação horizontal, revelando a sua posição a partir de uma boa distância.

A luz branca combinada com uma fotometria assimétrica estreita proporciona uma solução muito eficiente para a iluminação das passadeiras de peões. As nossas luminárias para passadeiras de peões têm um elevado nível de estanquicidade (pelo menos IP 66), a fim de manter o desempenho inicial durante o maior tempo possível ao longo da vida útil da instalação.

21

As nossas soluções

Algumas luminárias Schréder que podem ser usadas em iluminação de passadeiras para peões

IZYLUM

TECEO

PIANO

AMPERA

22

NEOS LED

YOA

FLEXIA

O braço que precisa para um acabamento perfeito Quando o poste se encontra demasiado afastado da rua, a montagem posterior não é ideal do ponto de vista fotométrico. Em geral é melhor utilizar um braço com o comprimento certo para posicionar corretamente a luminária e otimizar a distribuição da luz na passagem de peões. Com mais de 30 gamas de suportes, desde um desenho contemporâneo a um desenho patrimonial e adaptado a várias fixações de luminárias, a Schréder pode certamente fornecer a solução de que necessita.

23

As nossas soluções SHUFFLE:

além da iluminação

24

O poste inteligente SHUFFLE oferece oportunidades únicas para reforçar a segurança graças à sua conceção modular que pode integrar dispositivos de segurança como câmaras CCTV, alarmes sonoros ou um botão de pânico. Uma luminária montada no poste SHUFFLE e equipada com ótica Zebra fornece a temperatura, intensidade e distribuição de luz adequadas para iluminar perfeitamente as passagens pedonais.

Suporte da luminária com Ø60mm (para luminária adicional

equipada com óptica Zebra)

Câmara direcionada para vigiar a área

QuadView Monitorização 360°

Altifalante analógico ou

Intercomunicador de um só toque para desencadear

digital à prova de intempéries para mensagens áudio

cenários de emergência

25

Soluções de controlo

Sistema de telegestão Schréder EXEDRA

Schréder EXEDRA é um sistema de controlo remoto para monitorização, medição e gestão de uma rede de iluminação . É uma solução completa baseada em normas e protocolos abertos. A Schréder EXEDRA oferece uma combinação única de tecnologia de ponta e uma interface web fácil de usar para controlar cada luminária a todo o momento através de uma ligação segura à Internet. Com comunicação bidireccional, o estado de funcionamento, o consumo de energia e possíveis falhas podem ser monitorizados. A Schréder EXEDRA pode ser combinada com uma vasta gama de sensores para criar cenários de iluminação responsiva . Através de ferramentas avançadas de análise de dados, apresentadas tanto visualmente como em relatórios, a Schréder EXEDRA é uma ferramenta poderosa para a eficiência, racionalização e tomada de decisões.

Principais vantagens

• Sistema inteligente, aberto e interoperável com dispositivos e plataformas de terceiros • Iluminação à medida, actualizável a qualquer momento (comunicação bidireccional) • O mesmo sistema para toda a cidade (não apenas as passagens de peões) • Plataforma Futureproof para enfrentar novos desafios e evoluir com a tecnologia • Compatível com controladores/sensores NEMA e Zhaga-D4i

26

Resposta em tempo real

Com a EXEDRA, a Schréder confia em normas e protocolos abertos para conceber uma arquitetura capaz de interagir sem problemas com sistemas e plataformas de terceiros . Um bom exemplo disto é o que oferecemos à Cidade de Bruxelas. Fornecemos um sistema inovador de iluminação pública inteligente ao longo do ‘Bois de la Cambre’, um grande parque urbano no sul da Cidade. Ligámos as luminárias à alimentação de dados em tempo real, a fim de maximizar a segurança, o conforto e a poupança de energia. Estes dados não foram captados por sensores instalados nas luminárias, mas sim através de plataformas online na Internet. Foram utilizados três tipos de dados existentes em tempo real para desencadear cenários:

• tempo; • tráfego; • localização das passadeiras de peões.

Os dados provenientes das plataformas de terceiros permitiram ao sistema Schréder EXEDRA fornecer os níveis óptimos de iluminação em cada ponto de luz e, se necessário, adaptar a iluminação de 15 em 15 minutos às condições, em tempo real.

27

Alguns projetos Schréder

Portimão (Portugal) - Produto: NEOS LED

Genebra (Suiça) - Produto: AMPERA

28

Łomża (Polónia) - Produto: STYLAGE 29

Alguns projetos Schréder

Guadalajara (Espanha) - Produto: NEOS LED

Belgrado (Sérvia) - Produto: NEOS LED

Alicante (Espanha) - Produto: AMPERA

30

Ans (Bélgica) - Produto: NEOS LED

Liège (Bélgica) - Produto: PIANO

Alemanha - Produto: TECEO

31

www.schreder.com

Copyright © Schréder S.A. 2022 - Schréder Iluminação S.A. - Rua da Fraternidade Operária 3 - 2790-089 CARNAXIDE (Portugal)- As indicações, descrições e ilustrações precedentes têm um valor indicativo. Devido a um aperfeiçoamento constante os nossos produtos poderão sofrer modificações sem pré-aviso. Os nossos produtos podem apresentar caraterísticas diferente de acordo com os países a que se destinam, pelo que aconselhamos nos consulte.

Page 1 Page 2 Page 3 Page 4 Page 5 Page 6 Page 7 Page 8 Page 9 Page 10 Page 11 Page 12 Page 13 Page 14 Page 15 Page 16 Page 17 Page 18 Page 19 Page 20 Page 21 Page 22 Page 23 Page 24 Page 25 Page 26 Page 27 Page 28 Page 29 Page 30 Page 31 Page 32

ch.schreder.com

Powered by