Lenzerheide Um passo ousado em direção à sustentabilidade desafio assustador. A sua infraestrutura de iluminação desatualizada, com cabos com mais de 50 anos, era afetada por falhas, custos de manutenção elevados e interrupções frequentes. A modernização deste sistema era essencial, mas a renovação tradicional da rede tinha um preço elevado de 4,25 milhões de francos suíços e um prazo de uma década.
É preciso abrir novos caminhos e correr riscos para atingir objetivos sustentáveis.
Edgar Bisig Chefe de obra Vaz/Obervaz
Com uma iluminação pública autónoma alimentada a 100% por energia solar, Lenzerheide tornou-se o primeiro município na Suíça a adotar totalmente a iluminação solar para os seus espaços públicos, poupando custos e estabelecendo um novo padrão de sustentabilidade.
A inovação supera os desafios
O ceticismo rodeou o projeto desde o início. Poderia a iluminação solar funcionar nas estradas de elevado tráfego de Lenzerheide, onde circulam mais de 5.500 veículos diariamente? Poderia suportar os curtos dias de inverno da região e a luz solar limitada?
Apesar destas preocupações, o pensamento inovador e a tecnologia avançada encontraram uma solução. O resultado: um sistema de iluminação solar que substituiu as dispendiosas e desatualizadas luzes ligadas à rede por unidades inteligentes, acionadas por sensores e adaptadas às necessidades de Lenzerheide.
26
Powered by FlippingBook