Schréder - VALINTA - luminária e projetor inovadores

Projetada como luminária para iluminação urbana e projetor para valorização arquitetónica, a VALINTA proporciona consistência estética e técnica para todos os tipos de aplicação na cidade.

VALINTA Solução holistíca de iluminação para cidades vivas

A MAIS RECENTE PLATFORMA PARA LIGHTING DESIGNERS

2

É um projetor … Como o seu desenho sugere e a sua ótica collimator confirma, a VALINTA é um projetor dedicado à valorização do património arquitetónico e cultural da cidade. Com as suas várias distribuições fotométricas, pode criar efeitos de iluminação e de wall wash, seja com cenários de luz branca ou de mudança de cor. Para afinar a fotometria no local, a VALINTA oferece múltiplas configurações e acessórios.

...ou uma luminária ? A VALINTA não é apenas um novo projetor! É uma plataforma holística que inclui soluções para iluminação arquitetónica e iluminação urbana. Aproveitando as mais recentes inovações da Schréder para a iluminação pública, a VALINTA vem com uma grande variedade de distribuições fotométricas e soluções de controlo de última geração para cidades mais inteligentes.

3

15 SOMBRAS DA VALINTA

3 designs

CURVE

GROOVE

SCOPE

4

2 conceitos

Iluminação urbana

Iluminação arquitetónica

3 tamanhos Mini Midi Maxi

UMA LARGA GAMA DE SOLUÇÕES

5

3 PERGUNTAS PARA O DESIGNER MICHEL TORTEL

A Schréder estabeleceu uma longa e bem- sucedida colaboração com o eminente designer francês Michel Tortel. A gama VALINTA segue os passos dos aclamados modelos Schréder desenhados por Michel Tortel: INOA, HAPILED, YOA, PERLA, NEOS, OYO e PIANO.

6

Como é que o seu passado como arquiteto o ajuda a desenhar uma luminária? Estou programado para pensar sobre o que arquitetos e designers paisagistas querem ver ou descobrir. Quando se resolve um problema arquitetónico, pensa-se no antes e no depois. Avalia-se o ambiente físico e geográfico, mas também os aspetos humanos e históricos. E esta forma de pensar tanto a longo prazo como de uma forma holística é uma vantagem considerável na conceção de um produto urbano. O segundo ponto é que, como arquiteto, procuramos produtos que complementem a arquitetura, sem a dominar ou confrontar. A luminária suscita uma expectativa decorativa, mas, como estamos no espaço urbano, somos obrigados a estar numa espécie de neutralidade, para prever a longo prazo. Os produtos que desenhei há 30 anos ainda são bem sucedidos porque são relativamente neutros. Envolvem códigos estilísticos fundamentais. Diria que VALINTA é um modelo que adere a isto? Com as diferentes versões, tentámos oferecer aos arquitetos, planeadores e designers de iluminação uma vasta gama de possibilidades. A disposição dos LEDs é específica de modo a que o produto seja atraente, quer esteja ligado ou desligado. É um produto que combina códigos decorativos, técnicos e neutros. É projetado da forma mais simples possível. Nada lhe pode ser tirado. Pensei num produto que, no seu tamanho mais pequeno, também poderia ser instalado dentro de casa, em alturas mais baixas. Desde o início, integrámos a noção de diferentes tamanhos sem que fossem homotéticos. Temos uma família de produtos com uma identidade real. Integrámos os constrangimentos técnicos e económicos, como o suporte de montagem, que é o mesmo para toda a gama. Este é o resultado de um trabalho formal de geometria num diálogo muito construtivo e estimulante com a equipa de desenvolvimento de Schréder. Qual é a história por trás das diferentes variantes de VALINTA? A VALINTA SCOPE é um aceno ao candeeiro, que é um elemento que é universalmente lido como um objeto de luz. Suaviza o aspeto técnico trazendo um elemento de design. A VALINTA CURVA é mais sóbria e de bom gosto. A VALINTA GROOVE tem uma dimensão decorativa mais pronunciada que reforça o aspeto elegante e qualitativo. Com os seus acessórios, as VALINTA tornam-se ainda mais substanciais. 7

A SUA IDEIA, A NOSSA RESPOSTA

8

Performance Utilizando um motor fotométrico LensoFlex®4 com 20 ou 40 LEDs, as variantes VALINTA dedicadas à iluminação urbana oferecem a mesma emissão de lúmens que as luminárias urbanas decorativas Schréder de alta qualidade. Com até 12.000lm, pode satisfazer os requisitos de iluminação de todos os tipos de ambiente urbano. Utilizando collimatores, os projetores VALINTA dedicados à iluminação arquitetónica são capazes de destacar detalhes e revelar estruturas de grande escala com até 13.000lm (com 52 LEDs). Economia energética A VALINTA é notável pela sua elevada eficiência energética. Oferecendo até 155lm/W (iluminação urbana) e 135 lm/W (iluminação arquitetónica), maximiza a poupança de energia e CO2, provando ser um verdadeiro trunfo na luta pelo uso limitado de energia e contra as alterações climáticas. Luz consistente A Schréder esforça-se por oferecer a melhor qualidade, tendo em conta o investimento dos seus clientes. Na VALINTA, os LEDs utilizados em combinação com os collimatores oferecem uma constância cromática de elipses MacAdam de 3 passos (sendo 1 a mais alta numa escala de 25). É geralmente acordado que uma diferença de 3 passos dificilmente é visível para o olho. A Valinta oferece-lhe, portanto, a garantia de um alto grau de consistência na tonalidade da luz, seja branca ou colorida (RGB).

#WHYCOMPROMISE

9

POR TRÁS DE CADA DETALHE, UM REAL VALOR

CONECTADO Primeiro projetor com certificação Zhaga-D4i Controlo por protocolo DMX ou DALI

CONSTRUÍDO PARA DURAR Forte resistência a choques e potencial vandalismo (IK 09) Elevado nível de proteção contra a entrada de água e poeiras (IP 66) Projetado para permitir que a água escorra de qualquer posição (apontando para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita)

10

INSPIRAÇÃO DIVINA PCBA único inspirado em vitrais. Um tributo à arte e ao ofício.

DESIGN LIMPO Sem parafusos visíveis Ventilação escondida, anti-nevoeiro efi caz Cabo escondido na montagem

FLEXIBILIDADE 360° Sistema de montagem universal partilhado por todos os VALINTAs (montagem em coluna ou montagem em superfície) Regulações giratórias, inclinadas e fotometria no local

11

UMA REVOLUÇÃO CONVENIENTE

MONTAGEM FÁCIL Sistema de montagem inteligente único que requer apenas uma pessoa para um processo rápido e fácil de três etapas Fixe a base Insira a parte macho da luminária e fixe-a com uma rotação de 180° Defina a orientação e bloqueie-a com dois pequenos parafusos

1.

2.

3.

12

PRÉ CABLAGEM A VALINTA vem sempre pré-cablada para facilitar a instalação Cabo completamente escondido no sistema de montagem Encaminhamento de cabo incorporado para montagem em parede/coluna ou saída lateral Um cabo para alimentação e controlo (DALI)

FLEXIBILIDADE COMPLETA Múltiplas possibilidades de ajuste para otimizar resultados no local Larga gama de regulação nos eixos verticais e horizontais Rotação completa do bloco ótico (opção) Acessórios externos: limitador de feixe e viseira rotativa

13

ÓTICAS TIPO

TEMPERATURA DE COR ÂNGULO DO FEIXE

6662 Spot

Branco 830, 840 ou 827 10°

circular

RGB-CW

6663 Intensivo circular

Branco 830, 840 ou 827 14°

RGBCW

12°

6664 Médio circular

Branco 830, 840 ou 827 23°

RGBCW

21°

6665 Extensivo circular

Branco 830, 840 ou 827 44°

RGBCW

38°

6666 Médio elíptico

Branco 830, 840 ou 827 44x12°

RGBCW

44x10°

PERFORMANCE E COMFORTO

Com suportes opacos pretos para os LEDs e lentes de collimator, a luz só é emitida para a frente do projetor. Isto significa que o fluxo de luz é perfeitamente controlado, maximizando o desempenho e minimizando a poluição luminosa. Esta abordagem também aumenta o conforto visual ao ver o projetor de lado.

14

DESTAQUE, AMPLIE, REVELE DE DESTAQUE À ILUMINAÇÃO ARQUITETÓNICA EM LARGA ESCALA

15

ILUMINAR, ORIENTAR, MELHORAR O AMBIENTE, SEGURANÇA E BEM-ESTAR EM QUALQUER AMBIENTE URBANO

16

ÓTICAS

TIPO

TEMPERATURA DE COR

5301

Intensiva assimétrica

Branco 727, 730, 740 ou 830

5304

Média assimétrica

Branco 727, 730, 740 ou 830

5366

Extensiva assimétrica

Branco 727, 730, 740 ou 830

5393

Ultra Extensiva assimétrica Branco 727, 730, 740 ou 830

50004

Extensiva simétrica

Branco 727, 730, 740 ou 830

50008

Ultra Extensiv a simétrica Branco 727, 730, 740 ou 830

* Esta é apenas uma seleção das soluções fotométricas disponíveis. Para mais informações, visite www.schreder.pt ou contacte o seu representante de vendas.

LENSOFLEX ® 4: FLEXIBILIDADE PARA OS SEUS PROJETOS O conceito Schréder LensoFlex® baseia-se no princípio da distribuição fotométrica. Cada LED está associado a uma lente específica que gera a distribuição fotométrica completa da luminária. O número de LED em combinação com a corrente de condução determina o nível de intensidade da distribuição da luz. LensoFlex®4 é a quarta geração destes comprovados motores fotométricos desenvolvidos em torno do desempenho, compacidade e versatilidade para satisfazer os requisitos de iluminação das aplicações urbanas, ao mesmo tempo que maximiza a poupança de energia.

17

PRONTO PARA QUALQUER DESAFIO NA CIDADE

ILUMINAÇÃO DE DESTAQUE E ARQUITETÓNICA

18

PRAÇAS E ÁREAS PEDONAIS

PARQUES

RUAS URBANAS

19

ESTAÇÕES DE METRO E COMBOIO

20

EXPERIENCE A VALINTA ANTES DE A IMPLEMENTAR A visualização e a tecnologia imersiva trazem valor a todos os projetos. Ferramentas inovadoras como a realidade aumentada são facilitadores para a experiência do design e trazer soluções à vida vividamente, com sentido de escala e presença. Coloque as aplicações Schréder VisioLum no seu bolso, entre numa nova dimensão e comece a brincar com a VALINTA!

VisioLum 3D avalie, configure e visualize

VisioLum AR

integre a sua versão da VALINTA no local

Apps disponíveis em

21

DESIGNED PARA ECONOMIA CIRCULAR

A VALINTA destaca-se como melhor da classe para uma economia circular, como demonstra a rigorosa avaliação Circle Light Label em 12 critérios. A pontuação circular da VALINTA é notável, não só devido à sua elevada eficiência mas também devido a 6 principais caraterísticas circulares: Estrutura mecânica robusta que permite níveis elevados de IP e IK Materiais totalmente recicláveis Desmontagem não destrutiva Acesso à informação do produto numa etiqueta inteligente Conectividade versátil com tomada standard Zhaga Esperança de vida de 25 anos A Schréder Circle Light Label é um processo objetivo para avaliar os produtos e avaliar a sua taxa de circularidade através de 12 critérios objetivos em 5 categorias (desempenho, manutenção, remodelação, desmontagem não destrutiva e reciclagem). A VALINTA obtém 4 estrelas (numa escala de 1 a 4), o que demonstra bem o seu elevado nível de circularidade.

22

23

www.schreder.com

Copyright © Schréder S.A. 2022 - Schréder Iluminação S.A. - Rua da Fraternidade Operária 3 - 2790-089 CARNAXIDE (Portugal)- As indicações, descrições e ilustrações precedentes têm um valor indicativo. Devido a um aperfeiçoamento constante os nossos produtos poderão sofrer modificações sem pré-aviso. Os nossos produtos podem apresentar caraterísticas diferente de acordo com os países a que se destinam, pelo que aconselhamos nos consulte.

Page 1 Page 2 Page 3 Page 4 Page 5 Page 6 Page 7 Page 8 Page 9 Page 10 Page 11 Page 12 Page 13 Page 14 Page 15 Page 16 Page 17 Page 18 Page 19 Page 20 Page 21 Page 22 Page 23 Page 24

ch.schreder.com

Powered by