Schréder - FLEXIA

As soluções de iluminação e além de iluminação da Schréder das soluções proporcionam momentos significativos às pessoas, potenciando a segurança, o bem-estar e a sustentabilidade em espaços públicos.

FLEXIA Avançada plataforma para criar soluções de iluminação urbana únicas

2

3

CRIATIVIDADE Explore a sua

Vários designs, muitas configurações, um único ADN. A FLEXIA é uma avançada plataforma para construir soluções de iluminação urbana únicas.

Imagine ser capaz de criar algo especial, sem limitações, para as pessoas que vivem e visitam diferentes locais. Com menos limitações técnicas, mais consistência no design e a oportunidade de aproveitar as últimas inovações, a FLEXIA oferece uma plataforma tecnológica versátil com uma estética apurada.

FLEXIA FG Maxi 30 a 80 LEDs / 1,800 a 22,600lm*

FLEXIA FG Luminária com vidro plano, de montagem suspensa ou lateral. Disponível em 2 tamanhos para servir várias aplicações e oferecer verstailidade.

FLEXIA FG Midi 10 a 40 LEDs / 600 a 12,000lm*

*Os lumen packages são indicativos e sujeitos a alterações. Para mais informação consulte-nos.

4

FLEXIA TOP & FLEXIA DP Crie um ambiente acolhedor com versões suspensas e post-top que integram harmoniosamente os seus ambientes urbanos com consistência estética.

FLEXIA DP 10 a 40 LEDs / 500 a 11,800lm*

FLEXIA TOP 10 a 40 LEDs / 500 a 11,800lm*

*Os lumen packages são indicativos e sujeitos a alterações. Para mais informação consulte-nos.

5

FLEXIA QUERCUS & FLEXIA POEME

Quer opte por uma forma requintada clássica ou um design orgânico, a FLEXIA POEME e a FLEXIA QUERCUS combinam-se perfeitamente com as suas paisagens para criar um ambiente único.

FLEXIA QUERCUS Midi (difusor transparente ou fosco) 10 a 40 LEDs / 500 a 12,000lm*

FLEXIA POEME 10 a 40 LEDs / 500 a 12,100lm

FLEXIA QUERCUS Maxi (difusor transparente ou fosco) 30 a 80 LEDs / 1,900 a 23,500lm

*Os lumen packages são indicativos e sujeitos a alterações. Para mais informação consulte-nos.

6

MATCH The perfect

EVERY DETAIL COUNTS

LISA coroa

FLEXIA+SOFIA

A FLEXIA oferece uma gama dedicada de suportes para criar soluções elegantes em múltiplas configurações. Os braços SoOFIA incluem variantes simples, duplas, de parede e laterais para satisfazer os requisitos das suas aplicações. A FLEXIA também pode ser associada ao suporte post-top EVENS.

MONA coroa

SCALA

coroa

COPPA

QUATTRO

acessório interno

acessório interno

7

Do conceito à realidade, a Schréder Signature dá vida às suas ideias!

FLEXIA

A Schréder tem a ambição de oferecer o melhor de dois mundos: tecnologias de ponta, próprias de um líder mundial, e uma intimidade profunda com o cliente para dar um toque pessoal a qualquer projeto. O Schréder Studio oferece projetos personalizados excecionais para responder aos desafios técnicos do cliente, seja em relação a caraterísticas elétricas específicas, de conectividade ou de desempenho. Com a nossa divisão Schréder Signature, encontre o parceiro certo para se concentrar na estética e co-criar soluções de iluminação à medida e com estilo, que oferecem uma experiência visual única nas suas áreas exteriores. Não há dois locais iguais. Melhore a sua identidade com o design certo.

8

COROA Uma jóia da

A iluminação pode por vezes ser vista como uma mercadoria e luminárias consideradas como comodidades urbanas básicas. Mas não é uma lei inevitável da natureza: nem todas as luminárias têm de ter o mesmo aspeto. A FLEXIA traz uma nova dinâmica e quebra regras. Com recursos de personalização integrados, a FLEXIA oferece oportunidades para reforçar a identidade de um ambiente. Pode se misturar na paisagem combinando com a marca de qualquer identidade pública ou privada, usando as cores de um clube... com a FLEXIA Signature, não há limites para a imaginação.

9

COMUNIDADE Membro orgulhoso da

As três cruzes de Santo André são o símbolo bem conhecido da cidade de Amesterdão, nos Países Baixos. São famosas em todo o mundo, mesmo no bairro de Nova Amesterdão, em Nova Iorque! Em Amesterdão, este símbolo está espalhado por toda a capital: em edifícios, postes, passeios e até em barcos. O estado de Baden-Württemberg resultou da fusão de três regiões alemãs onde reina a prosperidade e o bem-estar. O brazão de Baden-Württemberg simboliza a unidade das três áreas através de três leões negros num fundo dourado. Por é que as luminárias não suportam um emblema específico e reforçar o orgulho local? A FLEXIA Signature fornece o meio perfeito para encarnar uma identidade comunitária, criando consistência de marca da cidade e reforçando o sentido de pertença.

Baden-Württemberg - Alemanha

10

Amsterdão - Países Baixos

11

12

SUCESSO INDUSTRIAL Celebre o artesanato ou Em todo o mundo, as cidades celebram orgulhosamente o artesanato local, o know-how ancestral e os sucessos industriais que moldaram o seu património e ainda hoje contribuem para a sua identidade. A Flexia Signature pode reconhecer a experiência local com um design específico que presta homenagem a esta parte vital do caráter da cidade. Pode assumir a forma de um material artesanal, como o cobre no Médio Oriente, onde este artesanato é ancestral.

A Flexia Signature também pode contribuir para realçar a liderança industrial de uma região. Quando se sabe que a mecânica, o invólucro e a inspeção final de um relógio devem ser todos realizados na Suíça para ganhar a marca “Swiss made”, compreendemos o quão exigente é a indústria de relógios, onde os mecanismos de alta qualidade são associados a materiais premium!

13

As pessoas e as cidades estão sempre em movimento. Todos os dias há algo para celebrar, para comemorar ou para elogiar. As comunidades gostam de partilhar momentos significativos e celebrar eventos especiais. Com a FLEXIA utilize a cor para criar espaços públicos envolventes, estimular a interação social e criar um senso de espírito e orgulho. DO MOMENTO Acompanhar o espírito

As luminárias não têm de ser aborrecidas

CROMA ACESSÓRIOS

14

FLEXIA: sem a tecnologia certa o design é irrelevante

A temperatura de cor certa a qualquer altura

Fotometrias para avançadas soluções de controlo

Soluções abertas e prontas a serem conectadas

Acesso direto ao portal de serviços

Soluções de longa duração e vida útil

15

Com PCBA’s que utilizam dois tipos de LED (ex. 2200K e 3000K), você pode selecionar uma das duas temperaturas de cor ou misturar ambas em vários níveis (dimming) para criar uma paleta de temperaturas de cor. Como as lentes cobrem todo o PCBA, a distribuição da luz permanece inalterada, seja qual for a sua opção. Como é possível?

(SEMPRE) SER Luz como deve Escolher é renunciar. Quando se trata de decidir que temperatura de cor utilizar, nunca é uma escolha fácil.

Sabemos que uma luz branca mais fria otimiza o desempenho enquanto uma mais quente é mais favorável às pessoas e aos ciclos naturais dos animais. E se não for preciso escolher? A solução Schréder FlexiWhite lançada com a FLEXIA oferece a liberdade de utilizar a temperatura de cor certa em qualquer altura. Quer se baseie em cenários pré-programados, quer funcione com um sistema de controlo remoto, utilize sensores ou uma mistura de todos, a solução FlexiWhite oferece a flexibilidade para proporcionar o nível certo com a temperatura de cor certa, no local certo e na altura certa.

MODELO #1

Preservação da natureza, promoção da mobilidade sem motor

Tipo: Ciclovia/caminho pedonal Solução FLEXI WHITE: por defeito, Âmbar, 3000K sob deteção.

3000K 2700K 2200K ÂMBAR

ÂMBAR

3000K

iluminação mínima de segurança, amiga da natureza

deteção de pessoas, maximização da segurança e conforto (grande visibilidade)

8 H 9 H 10 H 11 H 0 H 1 H 2 H 3 H 4 H 5 H 6 H 7 H 8 H

16

MODELO #2

Atratividade, ambiente e ritmo circadiano

3000K – 30lux

2700K – 20lux

2200K – 5lux

20h00-23h00 / 06h00-08h00 Atmosfera estimulante

23h00-24h00 / 05h00-06h00 Ambiente calmo

00h00-05h00 Noite

3000K 2700K 2200K

Local: Centro da cidade Solução FLEXI WHITE: 2200K, 3000K e intermédio.

MODELO #2

Adaptação sazonal ao ambiente natural

SUPORTE ÀS ATIVIDADES

PERÍODO DE DESCANSO/LUZ AMIGA DA NOITE

ACORDAR PROGRESSIVO

8 H 9 H 10 H 11 H 0 H 1 H 2 H 3 H 4 H 5 H 6 H 7 H 8 H

Local: Resort ski Solução FLEXI WHITE: 2200K e 3000K

3000K

2200K

Verão (cores naturais)

Inverno (ambiente quente)

17

IDEIAS BRILHANTES Dark sky,

Soluções Schréder PureNight: iluminação apenas onde e quando é necessária.

Com o seu conceito PureNight baseado em desenhos fotométricos de alta qualidade, a Schréder oferece as melhores soluções para recuperar o céu noturno sem apagar as cidades.

LUZ REFLETIDA PARA BAIXO PELO EFEITO DE NUVENS DENSAS

LUZ SUPERIOR REFLETIDA

LUZ SUPERIOR DIRETA

ZONA DE ENCANDEA MENTO

LUZ INTRUSSIVA

ENCANDEAMENTO DIRETO

18

regulamentos ambientais Resposta aos mais exigentes

Cada país, se não cada região, tem as suas próprias regulamentações ambientais. Estas podem ser mais ou menos rigorosas e concentrar-se em alguns critérios específicos. Em 1 de janeiro de 2020, o governo francês introduziu uma nova lei nacional que agora é vista como uma das mais restritivas da Europa.

A lei Francesa:

> Limites de ULOR ao máximo, 1%; > Redução do encandeamento: pelo menos 95% da emissão de luz está confinada a ângulos abaixo de 14,5 graus da horizontal; > Restringe a emissão de luz azul com CCT <3000K; > Restringe a quantidade de luz a menos de 35lm/m 2 ; > Proíbe iluminação intrusiva para habitações e qualquer tipo de iluminação dos cursos de água e do mar.

O software PureNight garante que a solução de iluminação Schréder cumpre as leis e requisitos ambientais. A Schréder tem o seu próprio laboratório certificado e aprovado por numerosos organismos de certificação independentes.

19

CONECTIVIDADE Smart NEMA ou Zhaga, tenha o controlo completo! A Schréder não quer limitá-lo com um sistema de controlo próprio. É por isso que a FLEXIA oferece não só uma, mas duas opções abertas e interoperáveis baseadas nos padrões atuais da indústria. Esta liberdade permite conectar o seu esquema de iluminação e estar preparado para a Smart City. Zhaga-D4i: melhor juntos! O consórcio Zhaga uniu forças com a DiiA (Digital Illumination Interface Alliance) e produziu uma única certificação “Zhaga-Dali 4 intra-luminaire Dali”, a chamada Zhaga- D4i. Como membro fundador do consórcio Zhaga, a Schréder participou na criação e, portanto, apoia o programa de certificação Zhaga-D4i e a iniciativa deste grupo de padronizar um ecossistema interoperável. A FLEXIA tem, naturalmente, a certificação ZD4i.

MÓDULO ZHAGA-D4i (SENSOR E/OU MÓDULO COMUNICAÇÃO WIRELESS)

RECETOR ZHAGA

BUS DALI INTRA-LUMINAIRE

DRIVER D4i

LUMINÁRIA ZHAGA-D4i (EXTERIOR)

SEGUNDO MÓDULO

20

NEMA ou Zhaga: faça uma escolha informada Ambos os ecossistemas têm os seus prós e os seus contras. A Schréder oferece ambas as soluções e pode ajudá-lo a fazer a escolha mais adequada ao seu projeto. NEMA Zhaga D4i Amplamente reconhecida

Novo ecossistema Com base no bus de comunicação D4i garante total interoperabilidade entre múltiplos dispositivos (drivers, controladores, sensores de presença) Mais seguro mas potência limitada Apenas 24V, o que faz a instalação mais segura. Mas esta limitação de potência pode impedir a utilização de algumas aplicações Smart City e limitar a largura de banda do dispositivo de controlo. O ZD4i funciona apenas com o protocolo Dali. Limitação de arquitetura O protocolo D4i não seá capaz de trans- mitir dados além da iluminação, o que limita a capacidade dos sensores ZD4i serem utilizados para transmitir dados para a nuvem.

A tomada NEMA tem anos de experiên- cia comprovada com mais de cinquenta fabricantes de drivers, LED’s e sistemas de controlo. Flexibilidade Hoje pode funcionar tanto com 1-10v e Dali2, amanhã com D4i ou outro protocolo. Dois pinos não especificados.

Atualização remota de firmware À medida que a tecnologia Smart City evolui, as soluções de controlo e, por- tanto, a inteligência da sua iluminação, podem ser atualizadas remotamente.

Tecnologia madura

Integração na luminária (tomada pequena, controladores pequenos...)

Mantém a instalação future proof

Tomada mais barata (mas driver mais caro)

Elevada largura de banda (ideal para Smart City e grande quantidade de da- dos)

Elevada interoperabilidade

21

MAIS FÁCIL! Tornar a vida A FLEXIA não foi concebida apenas para embelezar a sua instalação de iluminação. Ela encarna a nossa ambição de elevar as operações de instalação e manutenção a um novo nível de excelência

> Motores LensoFlex®4 idênticos para toda a gama (Midi e Top) > Ideal para a gestão eficiente das partes separadas > Variantes limitadas, baixo stock para manutenção

> Corte de corrente

instantâneo na abertura

> Sem ferramentas: abertura/fecho e

montagem/desmontagem > Motor LED + eletrónica na mesma placa

22

Etiqueta inteligente: acesso mais rápido aos serviços do nosso portal!

> Aceder a informações sobre a luminária > Localizar a luminária

> Adicionar as suas próprias referências > Solucionar problemas na luminária > Encomendar peças de reposição

23

(disponível em breve)

Muitas das luminárias que fornecemos às cidades nos anos 70, ainda estão a funcionar. Estamos orgulhosos, pois demonstra que os nossos conceitos técnicos, destinados a manter os nossos produtos vivos no local o máximo de tempo possível, já lideram há muito tempo o caminho para um mundo mais sustentável. Mas agora vamos um passo adiante com uma abordagem mais circular. O conceito de circularidade concentra-se em reduzir a carga ambiental através da optimização de cada fluxo de material. Numa economia circular, os produtos são concebidos e construídos como parte de um fluxo de valor onde serão utilizados durante o máximo de tempo possível. Depois, dependendo das suas caraterísticas, podem ser reutilizados, remodelados, melhorados ou reciclados. O nosso selo Circle Light visa avaliar os nossos produtos em 12 critérios que abrangem todos os aspetos de eficiência, facilidade de manutenção e capacidade de desmontagem e reciclagem. CIRCULAR A iluminação

24

FLEXIA reclama 4 estrelas na avaliação Circle Light, não só devido à sua eficiência, mas também por causa de 8 destaques circulares.

> Estrutura mecânica de alta qualidade que permite a classificação IP 66 e IK 09 > Filosofia sem ferramentas: abertura, cablagem e remoção do motor com LED > Design modular para todas as peças funcionais > Menos de 7 passos para desmontar completamente a luminária > Materiais com elevada taxa de reciclabilidade > Conectividade máxima com tomadas standard de alta tensão (NEMA) e baixa tensão (Zhaga) > Informação do produto disponível através da leitura de um código QR > Longa vida útil: projetada para oferecer 25 anos de eficiência, sustentabilidade e segurança.

25

FLEXIA Possibilidades de montagem e variantes

FG Midi

FG Maxi

TOP Midi

DP Midi

POEME Midi

QUERCUS Midi

QUERCUS Maxi

FG Midi

FG Maxi

TOP Midi

DP Midi

POEME Midi

QUERCUS Midi

QUERCUS Maxi

FLEXIA

FLEXIA

✔ ✔

✔ ✔ ✔ ✔

NA

Braço SOFIA (FO)

✔ ✔

✔ ✔ ✔

NA

-

✔ ✔

✔ ✔ ✔

NA

-

Montagem lateral com rótula flange 60x50 (A2)

Montagem lateral penetrada (L2)

✔ ✔

✔ ✔ ✔

✔ ✔

✔ ✔ ✔

NA

-

NA

-

montagem lateral com rótula 1’’ gas macho (A3)

Montagem lateral penetrante (L3)

✔ ✔

✔ ✔ ✔

✔ ✔

✔ ✔ ✔

NA

-

NA

-

montagem lateral com rótula 1’’ gas fêmea (A4)

Montagem lateral direta flange 40x40 (E1)

✔ ✔

✔ ✔ ✔

✔ ✔

✔ ✔ ✔

NA

-

NA

-

Montagem lateral penetrada com rótula (A6)

Montagem direta com rótula (WB)

✔ ✔

✔ ✔ ✔

✔ ✔

✔ ✔ ✔

NA

-

NA

-

montagem lateral com rótula braço traseiro (WM)

Montagem lateral penetrante com rótula (A5)

26

FG Midi

FG Maxi

TOP Midi

DP Midi

POEME Midi

QUERCUS Midi

QUERCUS Maxi

FG Midi

FG Maxi

TOP Midi

DP Midi

POEME Midi

QUERCUS Midi

QUERCUS Maxi

FLEXIA

FLEXIA

✔ ✔

✔ ✔ ✔ ✔

NA

-

NA -

-

-

-

Montagem suspensa com rótula 1’’ gas fêmea (S5)

Montagem fixa em catenária (S8)

Post-top Ø60mm (2 pernos) (P3)

NA NA

NA

NA

NA

NA

-

NA -

-

-

-

Post-top Ø60mm (6 pernos) (P6)

NA NA

NA

NA

NA

NA

Montagem orientável em catenária (tipo Dexo) (S9)

Post-top Ø76mm (2 pernos) (P4)

NA NA

NA

NA

NA

NA

✔ ✔

✔ ✔ ✔ ✔

NA

✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔ ✔

Lisa (HR)

Montagem suspensa 1’’ e 1’’1/4 gas macho (S2)

✔ ✔ ✔ ✔

Mona (HQ)

-

-

-

✔ ✔

✔ ✔ ✔ ✔

NA

✔ ✔ ✔ ✔

Scala (HS)

-

-

-

Montagem suspensa 1’’ gas fêmea (S3)

✔ ✔ ✔

Coppa (HV)

-

-

-

-

✔ ✔

✔ ✔ ✔ ✔

NA

✔ ✔

Quattro (HT)

-

-

-

-

-

Montagem suspensa com rótula 1’’ gas macho (S4)

Copyright © Schréder S.A. 2022 - Schréder Iluminação SA, - Rua da Fraternidade Operária 3, 2794-089 Carnaxide - Portugal - As informações, descrições e ilustrações aqui contidas são de natureza meramente indicativa. Devido a novos desenvolvimentos, podemos ser obrigados a alterar as caraterísticas dos nossos produtos sem aviso prévio. Como estes podem apresentar caraterísticas diferentes de acordo com as exigências de cada país, convidamo-lo a consultar-nos.

27

L1

L1

Ø1

Ø1

L1 1200mm | 47” L2 445mm | 17” Ø1 76mm | 3” L3 400mm | 15” Ø2 60mm | 2”

8M / 26’

L1

L1

Ø2

Ø2

6M / 20’

L3

L3

L2

L3

L3

L2

Ø2

Ø2

Ø2

Ø2

4M50 / 15’

29

30

31

32

Page 1 Page 2 Page 3 Page 4 Page 5 Page 6 Page 7 Page 8 Page 9 Page 10 Page 11 Page 12 Page 13 Page 14 Page 15 Page 16 Page 17 Page 18 Page 19 Page 20 Page 21 Page 22 Page 23 Page 24 Page 25 Page 26 Page 27 Page 28 Page 29 Page 30 Page 31 Page 32

www.schreder.com

Powered by